Seu carrinho está vazio no momento!
No ambiente corporativo, principalmente na indústria ou em empresas que trabalham com sistemas de certificação da qualidade, é muito comum e exigível que só se contrate fornecedores e prestadores de serviço que estejam sob uma qualificação prévia. Esta qualificação envolve questões documentais, financeiras, normas técnicas e até visitas de avaliação.
O que não é tão comum, mas deveria, é esta preocupação estar presente também na contratação de fornecedores em médias e pequenas empresas e até condomínios residenciais.
O cuidado e exigências com quem se contrata, principalmente para prestação de serviços, precisa fazer parte do roteiro do contratante não só para garantir a qualidade do produto ou serviço prestado, mas também para resguardá-lo de responsabilidades trabalhistas, civis e ambientais, de acordo com a atividade em questão e não raro, da possibilidade de contratar e não ter a sua instalação realizada ou produto entregue.
Especificamente para área de segurança eletrônica, onde atua a MMINFOSEG a mais de 6 anos, algumas normas regulatórias e de certificações técnicas podem garantir maior assertividade e segurança na contratação destes serviços. Citaremos a seguir algumas exigências que deveriam sempre acompanhar a escolha de um prestador destes serviços, pois é muito comum que estas equipes técnicas estejam sujeitas a alguns riscos ocupacionais e se a empresa contratada não estiver adequada às normas regulatórias, o risco estará aumentado inclusive para o contratante, podendo gerar acidentes de trabalho, danos em instalações já existentes, um curto circuito ou até mesmo um incêndio durante as atividades.
Muito além das questões legais, atenção deve ser dada também a capacidade técnica e nível de especialização do contratado, visto que as diversas marcas e tecnologias diferentes disponíveis no mercado exigem que os técnicos tenham conhecimento e certificação técnica para a realização de cada implantação. Estas certificações são adquiridas com cursos de formação e treinamentos ministrados pelos próprios fabricantes de cada marca.
Deixe um comentário