previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Shadow
Slider

Qual automatizador de portão escolher?

Quando se pensa em automatizar um portão, a primeira pergunta que se vem em mente é esta, qual automatizador (motor) eu adquiro?

Muitas perguntas devem ser levadas em conta antes da aquisição, e aqui vão algumas delas:

Portão deslizante

Portão Basculante – Abertura para cima
Portão tipo Pivotante

Qual o peso do meu portão?

Uma pergunta que até mesmo os profissionais do ramo têm dificuldade de responder devido a grande quantidade de materiais (ferro, alumínio, madeira, vidro), que podem se utilizados nos portões.

Tomando como base que a maioria dos portões é feito com ferro, utilizamos a referência de que cada metro quadrado (m²) de portão feito em ferro, pesa em média 20Kg. Sendo assim, basta ter em mãos as dimensões de altura e largura para ter um peso aproximado do portão.

Exemplo: portão deslizante com 4 metros de largura e 2,5m de altura:

4×2,5= 10m x 20kg = 200 – ou seja, um portão em ferro com estas dimensões pesa em média 200kg.

Qual frequência de abertura do meu portão?

Um portão residencial terá uma quantidade de abertura muito inferior a de um portão de uso condominial. Por isso é necessário observar a quantidade de ciclos/hora que o local possui para escolher corretamente o automatizador. Cada ciclo equivale ao movimento de abertura + movimento de fechamento.

Quero que seja rápido?

Com a violência que assola as grandes cidades, tem se exigido cada vez mais velocidade dos automatizadores. O rápido movimento de abertura e fechamento pode ser decisivo para evitar um roubo. Por ser uma tecnologia relativamente nova, os automatizadores rápidos tem um preço superior aos automatizadores tradicionais. A Rossi dispõe de automatizadores rápidos (linha Biturbo) para portões residenciais e para portões condominiais e industriais.

O controle remoto é seguro?

Na última semana de dezembro de 2019, foram vários os relatos de condomínios que foram invadidos e tiveram apartamentos arrombados, principalmente na capital paulista. O principal meio utilizado para entrar nestes condomínios foi por meio de controles remotos clonados dos portões eletrônicos. Aos usuários e proprietários de portões eletrônicos é necessário que exijam que o controle do portão tenha a tecnologia Rolling Code (anticlonagem). Na Rossi todos os controles possuem esta tecnologia.

                                                       Linha de controles NTX  Rossi

Um portão eletrônico pode provocar acidentes?

Sim, portões eletrônicos podem provocar acidentes, inclusive acidentes fatais. Por isso recomenda-se o uso de dispositivos que alertem e evitem estes acidentes.

                                       Mulher é “engolida”por motor em Goiânia-GO

Dentre estes dispositivos podemos citar a Sinaleira que emite sinais luminosos e sonoros alertando sobre o movimento do portão, e a Fotocélula (sensor de antiesmagamento) que ao ser interrompida inverte o movimento do portão.

A Rossi é o único fabricante brasileiro a disponibilizar uma fotocélula sem fio para automatizadores de portão. A XP20WD é uma fotocélula fabricada pela FAAC na Itália e traz a comodidade e rapidez para o instalador, e evita trabalhos de alvenaria para uso do acessório.

Sinaleira Guarda
Fotocélula Sia 30
Fotocelula XP20WD FAAC sem Fio

É possível efetuar a abertura do portão a distancia?

Sim, a popularização da internet e a crescente utilização do IoT (Internet das Coisas), permite que os portões eletrônicos sejam acionados a distância facilmente, até mesmo de outro país. Este acionamento pode ser feito por meio de outro dispositivo que o usuário já possua, como um DVR (gravador para câmeras de segurança), sistema de alarme ou por algum dispositivo que faça essa ponte entre o automatizador e a internet.

Iremos no próximo artigo sobre automatizadores apresentar soluções de integração com gravadores, vídeo porteiros e muito mais!

Nosso agradecimento a Francisco MarioSupervisor de Treinamento Técnico – Indústrias Rossi que gentilmente respondeu a nossas perguntas sobre o mercado de automatizadores através deste texto.

WhatsApp chat
Facebook
YouTube
Instagram
%d blogueiros gostam disto: