alarme residencal intelbras1280x500
Banner_alarme intelbras serie8000_1280x500
familia feliz mmifoseg1280x500
logo mminfoseg com camera1280x500
segurança-eletronica cftv1280x500
sistemas de ssegurança1280x500
aluguel alarmes
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Shadow

Quantas cameras posso ligar em um cabo de rede

Sistemas de CFTV foram originalmente dimensionados para que o sinal de vídeo de uma câmera fosse transmitido até um monitor através de um cabo coaxial com 75 ohms de impedância. Esse cabo foi denominado como RG-59/U. RG (radio guide) era uma nomenclatura utilizada para cabos de RF na norma MIL-STD-196E; 59 era um número sequencial (era o 59º cabo a ser denominado) e o U significava que era de uso utilitário.

Segundo a norma, seu diâmetro externo é de 6,6 mm. Relativamente espesso, se considerarmos que é muito comum termos que passar 16 ou mais desses cabos em um único eletroduto, como quando entram na sala de segurança.

Para resolver esse problema, uma empresa americana teve a brilhante ideia de utilizar cabos de rede CAT 5 para transmitir o sinal de vídeo. Para isso ela criou baluns que adaptavam a impedância de 75 ohms da câmera para a impedância de 100 ohms dos cabos UTP e vice versa, levando o sinal de vídeo a até 300 m de distância.

Essa ideia foi imediatamente aceita pelo mercado de CFTV, pois além do cabo de rede ter um diâmetro externo menor (cerca de 5,25 mm), ainda possibilitava transmitir o sinal de vídeo de até 4 câmeras em um mesmo cabo, pois possui 4 pares. Sendo assim, ao invés de se passar 16 cabos de 6,6 mm em um eletroduto, passavam-se apenas quatro cabos de 5,25 mm!

Isso propiciava uma grande redução no custo de infraestrutura e do próprio cabeamento. Mas a história não ficou por aí; seu próximo lançamento foi um balun que, utilizando os quatro pares de um cabo, conseguia enviar também alimentação para as câmeras. Depois vieram os baluns ativos, que requerem alimentação, porém alcançam alguns quilômetros de distância.

O aumento da largura de banda

Quando esses baluns foram inventados, há mais de 15 anos, a resolução das câmeras era cerca de 330 TVL, ocupando uma largura de banda de apenas 4,13 MHz. Porém, quando a resolução horizontal das câmeras de vídeo começou a aumentar, a largura de banda necessária aumentou proporcionalmente. Por exemplo, para uma câmera de 420 HTVL, são necessários 5,25 MHz de largura de banda; para 600 HTVL, 7,5 MHz.

O USO DE CABEAMENTO ESTRUTURADO EM CFTV

Repare que a resposta de frequência especificada é de 0 a 6 MHz, para uma distância máxima de 300m. No máximo 6 MHz de largura de banda? Então, baluns passivos cortarão qualquer resolução acima de 480 HTVL! Isso significa que se você pretende fazer uma instalação de CFTV com baluns passivos e cabo par trançado, não adianta utilizar câmeras com resolução superior a 480 HTVL, pois qualquer resolução acima disso será filtrada pelos baluns.

Já este outro fabricante de baluns prefere mostrar a resposta de frequência conforme a distância através de um gráfico onde, na curva “Distância Máxima Passivo”, temos:

– Em vermelho, até 100 m de distância para 480 linhas de resolução;

– Em verde, para uma resolução de 600 HTVL, apenas 30 m!

– Em amarelo, para uma distância de 300 m, apenas 235 linhas de resolução!

Ou seja, para câmeras de maior resolução, não se pode utilizar cabos UTP com baluns passivos para distâncias muito longas. Uma saída seria utilizar baluns ativos no lado do cabo que chega ao DVR pois, como são amplificados, aceitam uma largura de banda maior, porém, um balun ativo custa cerca de 4 a 5 vezes mais que um par de baluns passivos, podendo inviabilizar o projeto.

Então teremos que voltar a utilizar o antigo (e grosso) cabo coaxial RG-59 para instalar câmeras de maior resolução?

Estava pesquisando uma alternativa para essa situação ,e dedscobri a  Beta Cavi, uma empresa italiana especializada em cabos de alta qualidade, que está entrando no mercado brasileiro.

Entrei em contato com a Beta Cavi para conhecer seus produtos e percebi que a linha HD4 de cabos coaxiais poderia ser uma boa solução.

Os cabos coaxiais da linha HD 4 têm o condutor central de cobre puro, diâmetro externo de apenas 3,3 mm  metade do diâmetro do cabo RG-59 e ainda mais finos que um cabo RG59 mini (4mm)   e possuem uma opção híbrida, onde o cabo coaxial é acompanhado por dois cabos elétricos, nas cores preta e vermelha, com bitolas que vão de 2 x 0,5 mm2 até 2 x 2,5 mm2, para levar a alimentação DC até as câmeras.

Veja as especificações neste link: http://www.betacavi.com/pt/

Verifiquei que os substitutos mais adequados para o cabo par trançado seriam os modelos:

-HD 4019 (somente coaxial) para passagem apenas do sinal de vídeo;

-HD 4205, um cabo coaxial híbrido com 2 condutores de 0,5 mm2, para substituir a opção do cabo UTP levando sinal de vídeo e alimentação.

Outra solução seria levar um cabo elétrico junto com o cabo UTP, para poder Levar a alimentação para as câmeras sendo que levar a alimentação com o cabo UTP não consegue vencer grandes distancias.

Quer saber mais sobre cabo de rede (UTP) acesse esse outro tópico clicando nesse link

Facebook
YouTube
Instagram
%d blogueiros gostam disto: