Fazer uma instalação de CFTV com cabo de rede exige alguns cuidados e tem algumas peculiaridades em relação a instalação convencional com cabo coaxial.
O cabo de rede também conhecido como par trançado ou cabo UTP originalmente foi criado para o mercado TI. Redes de informática trafegam dados enquanto redes de CFTV enviam sinais.
Mas por que esse tipo de cabeamento está se popularizando tanto em sistemas de CFTV?
Vamos entender agora quais os pontos positivos e como corrigir os pontos negativos de usar cabo de rede em instalações de CFTV.
IMPEDÂNCIA EM CABO DE REDE
Todos os equipamentos de CFTV são fabricados para se comunicar via cabo coaxial, claro com exceção de equipamentos IP. O principal fator é a diferença de impedância que existe entre cabo de rede e cabo coaxial.
Primeiro vamos entender o que é impedância. A impedância é a resistência que a informação, seja ela sinal ou dado sofrerá para trafegar por um cabo.
A impedância é definida pela sigla Ohm.A cada 1 ohm de impedância que tenha um cabo haverá uma diminuição de tensão de 1 volt a cada 1 ampère que passa por ele.
O cabo de rede tem impedância de 100 Ohms enquanto o cabo coaxial tem impedância de 75 Ohms.
Logo podemos concluir que todos o produtos destinados a CFTV como câmeras e DRVs que não sejam IPs são projetados para trabalhar em uma impedância de 75 Ohms.
Quando simplesmente fazemos a ligação entre câmera e DVR em um cabo de rede a impedância vai impedir que o sinal e amperagem chegue de maneira adequada. O que causa a queda de qualidade da imagem e infernais interferências.
CORRIGINDO IMPEDÂNCIA
Pensando em corrigir este problema alguns fabricantes de equipamentos de CFTV começaram a fabricar BALUNS específicos para o mercado de CFTV.
Os baluns corrigem a impedância entre os equipamentos e o cabo de rede para que não ocorra perda de sinal.
Os adaptadores Baluns são sempre usados em pares 1 deles ligando a câmera ao cabo de rede e o outro ligando o cabo de rede ao DVR.
VANTAGENS DE UMA INSTALAÇÃO COM CABO DE REDE
Mas pra que ter tanto trabalho usando cabo de rede ao invés de usar o cabo coaxial? Com certeza benefícios existem, vamos conhecer alguns.
ALIMENTAÇÃO + VÍDEO EM 1 ÚNICO CABO DE REDE
O cabo de rede é composto por 4 pares trançados ou seja, dentro de cada cabo de rede existem 8 fios. Isso possibilita enviar sinal de vídeo e alimentação em 1 único cabo para cada câmera.
Isso pode gerar uma grande economia na infraestrutura em projetos que demandam investimento em rede elétrica.
Para evitar o risco de interferência enviando vídeo + alimentação em 1 único cabo de rede temos duas dicas.
A primeira é usar um cabo de qualidade como Cat6. A segunda é usar um Power Balun que é um equipamento específico para este tipo de instalação.
MAIOR DISTÂNCIA.
Alguns fabricantes de CFTV que produzem baluns e power baluns garantem que o envio de vídeo e alimentação chega a 300 metros de distância.
Para que isso seja alcançado eles indicam cabos de rede 100% cobre e homologados na Anatel.
Também existe o protocolo da câmera que limita a distância de instalação
INFRAESTRUTURA PARA TECNOLOGIA IP
Uma das vantagens que ainda é pouco levada em consideração é que fazendo uma instalação com cabo de rede um futuro upgrade do sistema para tecnologia IP fica muito fácil.
As diferenças entre cabo de rede e coaxial são grandes, precisamos de cuidados especiais quando utilizamos esse tipo de cabeamento. Porém vimos que as diferenças não são desculpas para descartar essa tecnologia.
E você, já faz instalações com cabo de rede? Teve algum problema como interferência?
Saiba tudo de CFTV clicando aqui!
Compartilhe sua experiência nos comentários.
MMINFOSEG, sua segurança nosso compromisso!
Você precisa fazer log in para comentar.